Foto de Yuli Anastassakis/ 2018

Foto de Yuli Anastassakis/ 2018

Sobre Fabíola Trinca / Figurinista e Artista Têxtil

Fabíola Trinca estudou Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Começou sua trajetória no cinema em 2006 como uma das produtoras do Cineclube Mate com Angu (Baixada Fluminense / RJ). Em 2010 assinou seu primeiro longa-metragem como Figurinista, “Riscado” de Gustavo Pizzi, vencedor dos prêmios: Melhor Atriz – Festival do Rio (2010), Melhor Diretor, Atriz e Roteiro e o Prêmio de Crítica de Melhor Longa-metragem Brasileiro, além do Troféu Cidade de Gramado de Melhor Trilha Sonora – Festival de Gramado (2011). Desde então, vêm assinando diversos longa-metragens.

Em 2013, Fabíola começa sua pesquisa em tingimento natural, se debruçando numa busca incansável pelo resgate de técnicas e processos manuais e ancestrais ligados à essa arte esquecida e rejeitada pelo avanço do capitalismo, ao longo de todos esses anos.  Em 2017, o Studio Trinca estreou no mercado da moda sustentável com sua primeira coleção em parceria com a designer de jóias, Dri Trivelato. A Cápsula Botânica "Floresta Tropical" trouxe a realização de estampas exclusivas, através da pigmentação direta da planta Leea Rubra em tecidos de fibras naturais como linho, algodão e seda. Criando uma experiência visual, única e impressionante. 

Em sua trajetória de despertar para esse campo de trabalho, Fabíola passou por duas designers têxteis importantes: Cara Marie Piazza (Brooklyn/NY - USA) e Leka Oliveira (São Paulo/SP -BRA). 

 

O Studio Trinca está intimamente interligado à arte, moda, educação e sustentabilidade. Trajetórias de ação conjunta, criando novas rotas de discussão e aprofundamento é o exercício diário da artista. O foco principal desse entrelaçamento, é disseminar na sociedade brasileira e carioca especialmente, os novos ideais e paradigmas urgentes para uma mudança efetiva das nossas ações cotidianas. À respeito do consumo desenfreado, precisamos repensar a ostentação de recursos naturais, além do completo desconhecimento e desinteresse ao que está nas entrelinhas do que escolhemos e compramos, gerando uma cadeia de consumo equivocada e irresponsável, além de banalizada.

As Cápsulas produzidas anualmente pela artista, seguem sendo o carro chefe do atelier. Com o intuito de trazer aos novos consumidores, produtos que respeitem o ciclo de vida natural das plantas, seus processos de impressão química atóxicos, além da preservação a idéia de que design, reciclagem e sustentabilidade caminham lado a lado, se complementando por resultados mais eficientes e significativos.

O Studio Trinca, realiza desde 2016, oficinas sensoriais para pessoas que nunca tiveram o primeiro contato com o tingimento natural e de capacitação para aqueles que entendem que tingir com plantas e matérias orgânicas é conectar a nossa essência com a natureza.

Sejam bem vindos e podem tirar os sapatos.